quarta-feira, março 19, 2008

Grupo Veteranos de Taveiro no futeboldistritalcoimbra.blogspot.com

O blog Futebol Distrital de Coimbra dedicou esta semana, na sua rúbrica Futebol Veterano, a uma entrevista ao nosso amigo e capitão Paulo Mourinho. Em seguida segue a entrevista.

"Para dar início às nossas "entrevistas veteranas", escolhemos Paulo Mourinho, 46 anos, capitão de equipa, secretário da direcção e responsável pela calendarização de jogos do Grupo Veteranos de Taveiro, ao qual desde logo agradecemos a amabilidade e disponibilidade com que nos brindou.


FDC- O que é para si o mundo do futebol veterano?

PM- É reviver os tempos passados, fazer novas amizades, é igualmente um bom remédio contra o stress semanal, mas também uma forma de conhecimento de outras regiões e dos seus respectivos hábitos e costumes.


FDC- O que leva alguém, depois de pendurar as botas e, naturalmente, de perder parte da capacidade física tida em tempos, a voltar a jogar futebol?

PM- Sem dúvida o "bichinho" que ainda mora dentro de nós. Mas, também pode ser entendido como uma forma de demonstrar que a idade não deve ser encarada como limitadora ainda por cima no que toca a coisas que se goste.


FDC- Não havendo um campeonato oficial (exceptuam-se a AF Braga e a AF Porto) explique-nos como é formulada a época de uma equipa veterana?

PM- Normalmente é feita através de contactos com equipas que podem ser da nossa região ou de outras, situação que as novas tecnologias nomeadamente a internet também tem facilitado. Uma outra forma para calendarização de jogos deve-se muitas vezes aos encontros por nós realizados. Passando a explicar, quando defrontamos uma equipa normalmente estabelece-se um intercambio de contactos com essa equipa, de forma a que ambas fiquem com os contactos de equipas que a outra defrontou e que recomenda.


FDC- Mas há algum critério para essa calendarização ou ela pode ser aleatória?

PM- É totalmente aleatória, dependendo das datas disponíveis podemos viajar de norte a sul do país. No nosso caso realizamos jogos de 15 em 15 dias, sendo o sistema o de receber e visitar. Na recepção além do jogo de futebol a equipa visitante é brindada com uma refeição tradicional da zona e respectivas lembranças.


FDC- Uma questão que me parece oportuna prende-se com o facto de numa época de grande crise no futebol distrital como consegue sobreviver uma equipa veterana?

PM-A custa de todos os seus elementos que pagam uma cotização, através de eventos que dêem para angariar alguns fundos e através de alguns patrocinadores que na maior parte das vezes estão inseridos na equipa de veteranos.


FDC- Quais são então os requisitos para se fazer parte de uma equipa de veteranos?

PM- Em regra ter sido jogador, director ou sócio dessa mesma equipa. Mas depende dos estatutos da equipa.


FDC- De acordo com o que disse na pergunta anterior, pode-se verificar situações em que um veterano troque de equipa desde que os requisitos que a outra exige se verifiquem?

PM- Claro, visto não haver uma competição oficial em disputa a pessoa tem total liberdade de jogar onde entender e onde se sentir melhor.


FDC- No caso concreto o Grupo Veteranos de Taveiro resultou da separação com a União Desportiva Taveirense. Esclareça-nos um pouco essa situação.

PM- Em primeiro lugar é uma separação completamente artificial, fictícia, visto que as bases do GVT assentam todas no facto de se ter passado pela União Desportiva Taveirense. Em segundo lugar, a separação foi de ordem logística, com a necessidade por parte dos veteranos de uma sede própria, assim como materiais, equipamentos, etc. E por fim motivos financeiros pesaram nesta decisão, já que a UDT não teria capacidade de subsidiar uma equipa veterana. E é da conjugação destes factores que resultou este grupo autónomo.


FDC- Para terminar pergunto-lhe se quer acrescentar mais alguma coisa à entrevista?

PM- Dizer apenas que somos um grupo composto por 37 elementos divididos em 5 partes, jogadores, treinador, massagista, motorista e equipa de arbitragem. Ora, em nome de todos eles agradeço a entrevista que nos foi realizada e aproveito para endereçar o convite de um dia estarem presentes num dos nossos jogos (podem verificar o calendário em http://grupo-veteranos-taveiro.blogspot.com/) ou no expoente da nossa época que corresponde ao nosso torneio anual de futebol veterano no dia 17 de Maio."

quinta-feira, março 06, 2008

Estádio Universitário de Coimbra
Dia: 01-03-2008
Hora: 16H00





Grupo Veteranos de Taveiro 4-2 Albergaria dos Doze (ARCUDA)










Onze inicial:
GVT - ARCUDA
Chico - Gonçalo
Paulo Simões - Henrique
Pepe - Jorge Dias
Calhau - David Oliveira
Paulo Mourinho (Cap) - David Babar
Zé Tó - Roma
Paulo Silva - Carlos Silva
Zé Marto - Gil
Tó Marto - Paulo Silva
Paulo Góis - Miguel Silva
Pélé - Belchior (Cap)
Jogaram Ainda:
GVT - ARCUDA
Quinito - Paulo Malho
Zé Carlos -
Lúcio Mourinho -
Rui Melo -
Paulo Molhelha -
Carlos Isaías -
Treinadores:
Manuel Vilão (GVT) - Pato (ARCUDA)
Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Paulo Simões, Paulo Góis, Pélé e Lúcio Mourinho; Paulo Silva e Miguel Silva