terça-feira, junho 08, 2010

SAMBA COROOU VITÓRIA UNIONISTA

União de Coimbra sagrou-se vencedor do III Torneio Internacional de Veteranos, numa prova em que a participação dos brasileiros do ASIMARE foi determinante.



O Núcleo de Veteranos do União de Coimbra conquistou o III Torneio Internacional "Cidade de Coimbra", prova que decorreu durante o fim-de-semana no Estádio Municipal Sérgio Conceição, ao derrotar na final a formação do Grupo Veteranos de Taveiro (3-1).
A vertente competitiva é sempre fundamental em qualquer prova, disso ninguém deverá ter dúvidas, porém, quem assiste de perto a um envento desta natureza, compreende que para além dos resultados desportivos estão as relações humanas e de confraternização entre os clubes. Exemplar!!
A 3ª edição do Torneio de Veteranos, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que reuniu as formações do União de Coimbra, do GV Taveiro, Estrela da Calheta e dos brasileiros da Associação Internacional Master Recif (ASIMARE) - onde jogam nomes como Gaúcho (avançado que representou em Portugal as equipas do Marítimo, Estrela da Amadora e Rio Ave), Nivaldo e Baltemar Brito (Ex-Adjunto de José Mourinho) - teve na essência da cultura brasileira o seu maior dom: onde está um brasileiro há clima de festa, costuma dizer-se, e isso foi precisamente o que o grupo do município de Jaboatão dos Guararapes, uma das maiores cidades do estado do Recife, demonstrou por esta passagem em Coimbra.
Ao longo de dois dias de convívio, numa mostra em que a idade nao interfere na prática desportiva, os quatro clubes demonstraram os seus dotes futebolísticos, com muita competitividade mas também com muito samba à mistura. Após a prova, os participantes reuniram-se num almoço muito animado que serviu para a troca de galhardetes entre os responsáveis políticos das cidades intervenientes - fizeram-se representar ao mais alto nível - e para a entrega de prémios.
Luís Providência, vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra, destacou a "competência organzativa do União de Coimbra" e reconheceu a importância destes torneios "no fomento da prática desportiva". Já o presidente da autarquia da Calheta (Madeira), Manuel Beata Castro, incentivou uma competição entre as quatros equipas "a disputar em três locais: Calheta, Coimbra e Jaboatão dos Guararapes".
Para finalizar, o secretário da Cultura e Eventos do Município de Jaboatão dos Guararapes, Ivan Lima Filho, salientou que "é com este espírito" que a cidade brasileira "tem conseguido sair do sofrimento" por que tem vivido para "construir uma nova cidade".

Por Ricardo Busano in Diário de Coimbra

Resultados:

Meias Finais:

União de Coimbra 1-0 ASIMARE
GVT 1-1 Estrela da Calheta (Vitória do GVT em g.p.)

3º e 4º Lugar:

Estrela da Calheta 4-2 ASIMARE

Final:


União de Coimbra 3-1 GVT



Sem comentários: